• GOMA ARABICA 1 KG
  • GOMA ARABICA 1 KG

Goma Arabica 1 Kg

  • Unidade:
  • Categoria:
  • Código:
  • Disponibilidade:
Finalizar Orçamento
Descrição

Definição

A goma arábica é uma fibra solúvel de baixa viscosidade, podendo ser incorporada facilmente em produtos alimentares, destacando que essa possui sabor insípido, não influenciando, portanto, na palatabilidade.
Derivada das árvores do gênero Acácia, a goma arábica é muito empregada como estabilizante e emulsificante na indústria alimentícia.

Características

A goma-arábica é uma substância de cor amarelada a cinza clara, inflamável, embora com um ponto de inflamação superior a 250º C, com boa solubilidade em água (aproximadamente 500 g/L)

Propriedades

A goma arábica é uma mistura complexa dos polissacárideos e glicoproteínas e é muito empregada como estabilizante e emulsificante na indústria alimentícia.

Características Detalhada:

Goma-arábica é uma resina natural composta por polissacarídeos e glicoproteínas que é extraída de duas espécies de acácia da região subsaariana, mais especificamente das espécies Acacia senegal e Acacia seyal. É frequentemente usada como espessante e estabilizante para vários alimentos, na manufactura de colas e como espessante de tintas de escrever. Na União Europeia, quando utilizado em alimentos rotulados com o Número E, recebe o designação E-414. No Brasil, existe uma proposta visando a substituição desta resina por outra produzida a partir do cajueiro.Composição, origem e uso[editar código-fonte]A goma-arábica é uma substância de cor amarelada a cinza clara, inflamável, embora com um ponto de inflamação superior a 250 ºC, com boa solubilidade em água (aproximadamente 500 g/L) e com um LD50 em ratos de laboratório superior a 16 000 mg/kg de massa corporal. Quimicamente, a goma-arábica é um polissacarídeo com quantidades variáveis de D-galactose, L-arabinose, L-ramnose e alguns ácidos derivados, como o ácido D-glucorónico e o 4-O-metil-D-ácido glucorónico e múltiplas glicoproteínas.A goma-arábica, que em pequenas concentrações está presente em diversas plantas, incluindo os limões, e é produzida por aquelas espécies de acácia como resselante de feridas que provoquem aberturas na sua casca, num processo chamado gumose, muito semelhante ao que acontece com a resina dos pinheiros. Para provocar a sua produção fazem-se na casca da árvore cortes longitudinais paralelos e pouco profundos, de 40 a 60 cm de comprimento, ou em alternativa retiram-se pequenos rectângulos de casca, ou outras formas, deixando exposta a zona ferida. A quantidade obtida varia, dependendo das árvores e das condições edafoclimáticas, entre 100 e 2000 g por árvore/ano, com uma média aproximada de 250 g por árvore e por ano.A substância é produzida comercialmente por todo o Sahel, desde o Senegal até ao Sudão e à Somalilândia. No mercado internacional consomem-se cerca de 45 000 toneladas anuais de goma-arábica (2000).

Produtos relacionados

PIPES BIOMOL 100G
PIPES BIOMOL 100G
O-RING EPDM 12X3MM - 9240
O-RING EPDM 12X3MM - 9240
ÁLCOOL ISOPROPILÍCO 50%(V/V) COM 1000 ML
ÁLCOOL ISOPROPILÍCO 50%(V/V) COM 1000 ML
N,N-DI-BOC-1H-PYRAZOLE-1-CARBOXAMIDINE 98% 25GR
N,N-DI-BOC-1H-PYRAZOLE-1-CARBOXAMIDINE 98% 25GR
REAG CHIPAB+D-HIST 25 ENS -20C
REAG CHIPAB+D-HIST 25 ENS -20C
FLUORETO DE LITIO - 100G
FLUORETO DE LITIO - 100G
TIOUREIA PA ACS 500G
TIOUREIA PA ACS 500G
POTASSIO HIDROXIDO SOL 12N 100 ML MDB
POTASSIO HIDROXIDO SOL 12N 100 ML MDB
rei-laboratório

Receba Novidades