Descoberto em 1967, o acessulfame de potássio (também chamado de acessulfame K ou ace-K) é um adoçante sem calorias aproximadamente 200 vezes mais doce que o açúcar de mesa (sacarose). Possui um sabor doce limpo e rapidamente perceptível, com excelente estabilidade em altas temperaturas e boa solubilidade.
O acessulfame K fornece um efeito adoçante sinérgico quando combinado a adoçantes de baixa e sem calorias, como a sucralose e o aspartame. O uso de misturas de adoçantes de baixa e sem calorias não só ajuda a dar aos alimentos e bebidas um sabor mais parecido com o açúcar, mas também reduz a quantidade total necessária de adoçante.
É possível encontrar produtos com acessulfame K em cerca de 90 países. É usado em milhares de alimentos e bebidas, incluindo adoçantes de mesa, sobremesas, pudins, produtos de panificação, refrigerantes, doces e enlatados. Também é usado em produtos farmacêuticos e de higiene bucal.
Segurança
O acessulfame K é seguro para uso por todos os grupos populacionais, inclusive crianças e mulheres grávidas ou amamentando. É usado na Europa desde 1983 e nos EUA desde 1988. Nos Estados Unidos, o acessulfame K recebeu aprovação para uso como adoçante de finalidade geral em dezembro de 2003.
Diversos órgãos científicos e regulatórios de todo o mundo, incluindo a FDA, o Joint FAO/WHO Expert Committee on Food Additives (JECFA) e o Scientific Committee on Food of the European Commission (SCF), revisaram as pesquisas disponíveis sobre o acessulfame K e concluíram que é seguro para uso em alimentos e bebidas. Mais de 90 estudos confirmaram a segurança do acessulfame K. O acessulfame K é permitido em mais de 100 países de todo o mundo, incluindo os Estados Unidos, Grã-Bretanha, Austrália, Bélgica, Itália, África do Sul, França, Japão, Alemanha, Brasil e Suíça.
Ingestão Diária Aceitável (IDA)
A IDA para o acesulfame K é de 15 mg/kg de peso corporal por dia para crianças e adultos. Isso significa que uma pessoa com 60 kg (132 libras) pode consumir, com segurança, 900 mg de acesulfame K todos os dias, pelo resto da vida, sem qualquer efeito adverso à saúde.
A quantidade máxima de acesulfame de potássio nos produtos da Coca-Cola Brasil é de 55 mg/250 mL (~ 8,33 onças líquidas). *
* Nível máximo em novembro de 2012. Valor arredondado para cima, em múltiplos de 5.
Metabolismo
O acessulfame de potássio não é metabolizado pelo organismo. Ele é excretado sem alterações.
Benefícios